segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Special Edition: the Revolution is Comming!




Primeiro: Um operário, sem curso superior, retirante de pernambuco, favelado em Santos, favelado em São Bernardo do Campo, sindicalista, se torna  o melhor presidente que o Brasil já teve, permanecendo oito anos no poder, de 2002 a 2010. A esperança venceu o medo.
Segundo: Uma mulher, pupila, seguidora e braço direito do presidente, é escolhida pelo POVO para sucedê-lo. A esperança já tinha vencido o medo. Era a hora de vencer outros desafios, como o machismo e o fanatismo religioso, por exemplo.

Fato é que o povo já conhece os dois projetos de país que se colocaram nestas eleições. A direita, que esteve no poder durante a ditadura e voltou com FHC de 1994 a 2002, e o projeto voltado para políticas sociais, desenvolvido pelo presidente Lula e seus ministros. Foram quase 13% de diferença total de votos entre Dilma e Serra, ou entre os projetos diferentes de Brasil. A esperança de 2002 se tornou certeza e tomou forma. Já não se quer mais para o Brasil aquela velha doutrina de se fazer o bolo crescer para depois se dividir. O bolo, que sempre foi grande, começa, muito vagarosamente, a ser dividido, através de programas sociais, de importância reconhecida internacionalmente.
Infelizmente, o Estado continua refém dos banqueiros, latifundiários e grandes capitalistas. Por isso não votei em Dilma no primeiro turno, por não concordar com importantes programas, como a transposição do Rio São Francisco ou a construção de milhões de casas pelo Minha Casa, Minha Vida, projetos que vêm beneficiando sistematicamente as grandes empreiteiras... por que não se criar um mecanismo para se acabar com a especulação imobiliária, e colocar os pobres para morar em imóveis vazios, usados para essa prática tão prejudicial?
Não vivo no século XIX, como o pessoal do PCB. Apesar da imagem escolhida para ilustrar o post, sei que a revolta armada só pioraria os problemas que temos aqui. Mas considero que, apesar de lentamente, as coisas vêm acontecendo, e o Brasil está se tornando um país melhor para todos (o que incomoda uma pequena parcela da população, que habitava o paraíso brasileiro sozinha). Mais do que chegando, a revolução está acontecendo...
Em tempo, ainda bem que o Brasil não é Belo Horizonte. Aqui, Serra venceu Dilma por uma margem de 11.000 votos, mais ou menos. É hora do PT mineiro voltar a se unir e pensar como reestabelecer as suas grandes vitórias na Tancredópolis, como diria meu amigo Néfer.
Em tempo, again. Aécio Mrs. Bean Neves, o grande DERROTADO destas eleições. "Pow, você tá louco falando isso, o Aécio se elegeu com 70% dos votos, elegeu o Itamar, elegeu o Eliseu Resende, elegeu o Anastasia, o que você fumou pra falar que ele foi derrotado???"
Todos sabemos da megalomania do nosso querido senador. Quer ser presidente. Quando percebeu que não ia ser escolhido como candidato a presidência pelo PSDB, teve a grandeza de abrir mão das prévias e se candidatar a senador. Com vitória garantida, bastou fazer campanha para seus aliados, Itamar e Anastasia.
Aécio, sabendo que o senado é a casa da direita no Brasil, não esperava que dessa vez não seria assim. Isto porque, dos 81 senadores, 57 estarão com Dilma. As pretensões de ser presidente do senado, desta maneira, foram frustradas. Chupa, Aécio.
Mesmo com seus "aliados" do PSDB, Aécio está queimado. Foi notório o corpo mole que ele fez na campanha de Serra em Minas Gerais. Tanto que, aqui, Dilma obteve quase 60% dos votos, uma vitória humilhante. Certamente, os paulistas poderosos, como o também senador eleito Aloysio Nunes (PSDB-SP) vão isolar nosso garoto de Ipanema durante, pelo menos os quatro anos de governo Dilma, e, se o PT continuar no poder, serão, certamente, oito anos do mais completo ostracismo de Aecinho no congresso. Que la sigan chupando.
Estou feliz. Amanhã, voltarei a falar mal do PT.

3 comentários:

  1. enquanto dia 02/11 não chega, deixa eu aproveitar: foi uma bela vitória, agora espero q seja um belo governo.
    uma esperança: o congresso tá bem armado, talvez seja um bom momento para reformas estruturais pela via institucional ou pelo menos um momento para deixar o governo governar. um medo: a internet hj acordou mais brava q ontem. De pauta do aborto eles pularam para o separatismo. se a história se repete, ela sempre adiciona algumas pitadas de ironia nas reprises: as matracas da revolução de 32 são hoje blogs e afins. por fim, uma dúvida: o q será aécio neves na oposição? ele q sempre foi governo... ele q finge q não existe oposição na província de minas e em bh principalmente...

    ResponderExcluir
  2. Quero os meus créditos nestas palavras. rss!



    Também estou muito feliz em ver a mudança se operando no Brasil, embora eu também não seja ingênua de acreditar que tudo serão flores. Há muito o que ser mudado, mas o mais importante é ver que finalmente o POVO (pobres sim! a maioria esmagadora da população brasileira vive de salário, ou nem isso) está começando a decidir pelo que é realmente melhor pra ele.

    Sim.

    A esperança venceu o medo.



    Te amo.



    Aida em tempo, a repercussão internacional. Mesmo que não lê espanhol dá pra entender muita coisa:



    O Clarim - Argentina

    http://www.clarin.com/mundo/Dilma-Rousseff-nueva-presidenta-Brasil_0_364163620.html

    ResponderExcluir