quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Um tucano entre nós




Tenho um amigo tucano. Ele odeia o Lula. Antes das eleições, ele dizia: "Edson, ela era guerrilheira, terrorista".
Apesar disso, ele é um tucano diferente... primeiro porque ele é professor de história. Segundo, e, principalmente, porque é um cara que apesar de tucano e corintiano, ele é inteligente. E é radical em suas idéias, diferente dos outros tucanos.
O que eu mais admiro nele é a coragem de se assumir tucano. Muitos que eu conheço assumem qualquer coisa, menos que tenham idéias neo-liberais.
Ele tem bons argumentos, e faz as mesmas críticas que eu faço ao PT. Participa do sindicato dos professores, e é muito mais radical que os caras do PSTU. Não fica babando ovo do Aécio, ou do Anastasia, e disse para mim que nem votou no Serra. Segundo ele "o problema do PSDB, Edson, é que para a educação eles são uma bosta".
Tem a sinceridade suficiente para assumir posições politicamente incorretas, contra principalmente o que disse no último post, sobre educação redentora. Para ele "a gente, dentro de sala, não é obrigado a conviver com esses marginais, que metem medo em qualquer um." A útima vez que nos encontramos, ele saiu com esta pérola: "Edson, eu juro procê, que se eu passar nesse concurso da PBH eu vou trabalhar com educação de deficientes, porque é muito melhor trabalhar com um menino que tem um problema do que com esses bandidos dentro de sala".
Claro que, pessoalmente, não concordo com ele. Mas não posso negar que este é um sentimento comum na classe dos professores, apesar de nem todos serem tão corajosos para assumí-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário