
Já aconteceram várias coisas legais durante essa minha nova experiência, mas como eu não publiquei aqui, dificilmente alguém vai ficar sabendo. Mas, ontem durante aquele temporal, vi o quanto as condições sociais influenciam o aprendizado das crianças.
Estava dando aula sobre a República Oligárquica (pôxa vida, tem que saber, heim, importante!) que é uma das paradas mais chatas que pode existir no universo, na sétima série. Claro que poucos estava prestando atenção. Até que começou a cair um toró, uma chuva violenta, que há muito eu não via. E, o que há de interessante nisso?

A reação dos meninos quando viram que a chuva apertou. Um disse: "não pode chover assim, porque eu moro na beira do Rio Paraopeba e não pode ter enchente". Outro: "só não chovendo granizo, minha casa é de telha e fica tudo furado". Ficaram calados, preocupados com suas casas. E, como eu estava no cataclisma do ano passado, tomei tanta lenhada de granizo (cheguei em casa todo cheio de hematomas) e vi tanta gente com a casa destelhada que não pude achar que a preocupação era à toa.
Só pude falar que "a compra de votos que acontecia nessa época, acontece hoje também. E vocês acham que quando eleitos, os políticos vão trabalhar para melhorar as condições de vida de vocês, ou vão privilegiar a parcela mais rica da população?" Escutarama calados essas palavras. Estavam preocupados demais com coisas mais importantes.
E eu que estava com medo da chuva por causa de possível queda na internet... Falando sério, é um tema legal esse da influência extremamente clara das condições socio-econômicas no aprendizado (Para nós, não para a FAE). Achei interessante a sua forma de articular o conteúdo com um fato social desses.
ResponderExcluirvaleu piranha minha!
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