terça-feira, 29 de setembro de 2009

Questões Históricas


No primeiro dia de aula, lá no citrolândia, passei três questões sobre história para os alunos. Meu objetivo principal era medir o nível de aprendizagem e cognição dos meninos. Lendo as respostas dadas a estas questões hoje, resolvi postar no blog algumas das respostas que achei mais interessantes, e que com certeza meus pares fracassados vão gostar de ler. Algumas são engraçadas, outra são muito boas e outras ainda trazem críticas à nossa maneira de ensinar história. Transcrevi tudo, até os erros de português. Vamos lá...

Questão 1: Escreva um pequeno texto sobre a importância da História para a vida:

“Eu acho que a História é muito importânte para a vida, pois se não fosse ela nós não saberiamos de onde viemos, ou como o mundo começou. Mas mesmo assim não sabemos ao certo pois existe a “História” dos Evangélicos e a “História” do big-ban. Histórias servem para deixar marcado no mundo alguma coisa ou alguém muito importante no mundo, ou melhor na nossa história de vida.”

“A história é muito útil (no presente) para entendermos e compreendermos alguns fatos sobre o passado.”

“A Historia tem pouca importância, p/ min, pois eu acho que deveríamos estuda o futuro. Sei que devemos estuda o passado só que eu acho uma bobagen Mas vou respeita quem goste, é os professores que, querem dar essa matéria.”

“Eu não acho a história importante para a nossa vida, pois acho que devemos estudar coisas do presente e não do passado. A História que estudamos hoje é muito sem graça pois ficamos relembrando do passado”.

“Sim, ela nos traz lições de vida, aprendizados, e o mais importante nos ajuda a conseguir trabalhos de turismo e turismologa”.

“Olha na verdade não sei muito sobre história pq acho um saco é uma falação e no final eu não entendo muita coisa eu acho que seja muito importante mas ainda não consiguir me adptar com essas aulas de história”.

“A história e muito importante para quem ama vida.”

“A vida e um pequeno estilo que todos nos temos. A vida e tipo muito legal.

“O que eu mais acho de importante na vida e você ser uma pessoa Honesta e bem educada, respeitar os mais velhos como todas as pessoas”.

“A historia serve para as futuras crianças alembrar como os nossos antepassados sofreram os escravos os marinheiros”.

“ a verdade vevemos na mais mecramisera com cordenado mesquenhos rediculos quem somos nos que temos que reduzir magra nossos companheiros meima prosmicidade”.

“Eu ach que a História e muito importante na vida de todos. Por que minha vida e uma historia bonita e romântica e eu espero um dia possa vira um conto”.

“No passado essa vegetação foi muito destruída no período colonial. Para retirada de madeiras nobres que eram levadas para Europa. Nos dias atuais resta apenas de 20% de área florestada."

Questão 2 : Você conhece algum personagem histórico importante? Qual? O que ele fez?

“NÃO”

“Sim, Jó. Ele simplismente mostrou que quem crê eu Deus, confia sua vida nele e louva mesmo quando acha que está tudo perdido, é ter paciência e esperar o tempo certo de Deus.”

“Eu não sei se é histórico mas é um personagem ele fez um filme o nome do filme foi DiDi o caçador de tesouro”.

“O professor histórico é muinto importante por que ele da a aula ele ensina os alunos.”

“Eu já ouvi fala sobre o alechadinho ele tinha uma cultura muito importante ele pintava quadro fazia muitos desenhos legais por isso eu costo do trabanho dele.

“Sim. Pedro Alves Cabral ele lutou muito pra descobrir o Brasil ele era um bom rapaz.”

“Sim, João era príncipe e imperava um império”.

“Na minha opinião foi Elton John, que revolucionou o mundo com sua voz.”

“Michael Jackson. Dançava.”

“Sim maiconchequeson (assim mesmo, tudo junto) ele e um cara muito histórico todo mundo lembra dele”

“Maycon Jhecson. Ele mudou o mundo com suas musicas e sucesos, ele foi um dos maiores cantores do mundo.”

“Michael Jachason. Ele ajudava as pessoas carente, enlouqueceu os fãz com suas músicas e suas danças”.

“sim, o Ronaldo trazer mais uma copa do mundo para o Brasil”

“Sim, Mauricio, historias em quadrinhos do sebolinha do cascão...”

“O Ronaldo ele brilha muito no Corinthians ele e treta canpião muldial. Ele e um guerrero.”

“Diego Tardelli; muitos gols no galo.”

Questão 3: Você se lembra de algum fato histórico importante? O que aconteceu? Qual a importância deste fato?

“Sim. O nascimento de Jesus. Ele foi importante, pois segundo a bíblia o mundo já estava perdido e Deus mandou seu filho unigênito para morrer pelos seus filhos. Eu acho que foi importante, pois existem pessoas que seguem a ele até hoje e sua história é uma das mais conhecidas ou a mais conhecida, só é uma pena que nem todos seguem ele”.

“Sim. O ataque às torres gêmeas no dia 11 de setembro, e que mostrou para todos que apesar das pessoas serem ricas, o mundo é frágil.”

“Sim. A vitória do Lula nas eleições de 2002. Ele foi importante ao ajudar a classe pobre.”

“O avião ele deu o primeiro vôo chamado 14 bis. A aeronáutica foi o primeiro passo.”

“O avião dos camtores os mamonas assacinas o avião batel em uma montanha é esplodiu depois de muito tempo emcontrarão o avião”.

“Sim, importasía que ele bateu com uma bisicleta na parede e chorou e não morreu”.

“Sim. O ataque a torre gêmeas no dia 11 de setembro de 2001!!! Porque ele é importante eu não sei”.

“Sim. A morte de Jesus. Porque ele morreu na cruz para pagar os nossos pegados”

“A morte de maycon jhecson e a sua importância foi As suas musicas.”

“sim por que a região do nordeste que faz divisa co o oceano atlântico, é que aparece uma imensa vegetação o nome de mata atlântica. O nome zona da mata.”

“Sim. O mês de setembro dia 11. Na saída do governo Fernando Collor de Mello teve um terremoto das torres gêmeas etc...”

“o Atletico e o corinthias cair para a segunda divisão do futbol brasileiro”

“Quando eu naci, minha família ficou muinto feliz”.





quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Por um novo paradigma estético do blog do edinho


Até que enfim tive tempo (e ânimo) para mexer no LAYOUT (no outro post tinha escrevido errado) deste blog. Ficou mais bonitinho que o do Bernardo, só que mais simples... tal qual eu, nesta foto, precisava de uma nova fachada.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Preocupações mais sérias que a aula de História

Pra quem ainda não sabe, estou dando aula na Escola Estadual Dr. Orestes Diniz, no Citrolândia, em Betim. É a realização de um sonho, ser professor num tenhamêdo (by alexis) da RMBH, mas sobre isso eu falo depois.

Já aconteceram várias coisas legais durante essa minha nova experiência, mas como eu não publiquei aqui, dificilmente alguém vai ficar sabendo. Mas, ontem durante aquele temporal, vi o quanto as condições sociais influenciam o aprendizado das crianças.

Estava dando aula sobre a República Oligárquica (pôxa vida, tem que saber, heim, importante!) que é uma das paradas mais chatas que pode existir no universo, na sétima série. Claro que poucos estava prestando atenção. Até que começou a cair um toró, uma chuva violenta, que há muito eu não via. E, o que há de interessante nisso?

A reação dos meninos quando viram que a chuva apertou. Um disse: "não pode chover assim, porque eu moro na beira do Rio Paraopeba e não pode ter enchente". Outro: "só não chovendo granizo, minha casa é de telha e fica tudo furado". Ficaram calados, preocupados com suas casas. E, como eu estava no cataclisma do ano passado, tomei tanta lenhada de granizo (cheguei em casa todo cheio de hematomas) e vi tanta gente com a casa destelhada que não pude achar que a preocupação era à toa.
Só pude falar que "a compra de votos que acontecia nessa época, acontece hoje também. E vocês acham que quando eleitos, os políticos vão trabalhar para melhorar as condições de vida de vocês, ou vão privilegiar a parcela mais rica da população?" Escutarama calados essas palavras. Estavam preocupados demais com coisas mais importantes.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O corredor está vazio...

Hoje completam sete anos que se foi nosso amigo Deivid, à época com apenas 15 anos. Sinto não ter tirado nenhuma foto com ele, pra poder mostrar para os meus filhos a imagem de um dos melhores amigos que tive... sofremos muito com a perda, me lembro da Fernanda Petrin e sua depressão mal-curada...
Quando aconteceu o acidente, vivíamos o auge da nossa amizade. Não sei o que ocorreria depois, as amizades tomam caminhos que nem sempre podemos prever. Um exemplo é minha amizade com o Bernardo, que se tornou mais próxima e verdadeira quando deixamos de nos ver todos os dias na escola. Outro é o meu amigo Rolyen, e sua turma (João, Peixe...) que tem mais de um ano que eu não o vejo. Éramos unha e carne durante um bom tempo...
Enfim, voltando à fotografia ausente, tenho uma imagem muito marcante em minha lembrança. Uma manhã, chegando atrasado para a aula, estava fora de sala, no corredor, o Deivid. Era um menino alto e magro... quando me viu, abriu os braços e correu até a mim, me dando um forte abraço... era sua última semana entre nós...
Depois disso, nunca consegui dissociar aquela imagem do corredor do CENTEC. Sempre, não importa quantos estavam ali, o corredor era vazio...
Ele falava sempre do Deivid, hoje do Fenerbahçe. "ele mete gol demais, fi... e o nome dele se escreve igual ao meu, com dê e é...", ou ainda "fez cinco gols no galo no mineirão..."
Uma das coisas que mais lamento é ele não ter tido a oportunidade de comemorar os gols do Deivid pelo Cruzeiro em 2003, e nem ter sido campeão brasileiro...
DEIVID JUNIO ALVES RESENDE 04/02/1987 - 15/09/2002

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tenho que voltar a escrever nesta bagaça

Demorei quase dois meses para entrar no meu próprio blog... o motivo: não queria ver o verón levantando uma taça...
Sim, quase dois meses pra me recuperar daquela derrota...
Muita coisa aconteceu neste dois meses... inclusive a realização de um sonho, ser professor... vou ver se aprendo a mexer nesta parada aqui, pra fazer um layaout bonitinho, igual do bernardo...