sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Hipocrisia Alcoólica


"Desde pequeno você é induzido a fumar
induzido a beber
ouvindo a tv falar
diga não às drogas,
use camisinha
e pare de brigar
mas beba muito álcool até a sua barriga inchar"
Inicio este post, que poderia ser algo sobre meu aniversário tão próximo, com estes versos de a culpa é de quem, do Planet Hemp.
Isto porque não tem nada que eu ache mais ridículo do que ver as pessoas se vangloriando de encher a cara até ficar bem louco nos finais de semana, e dizer que não usam drogas.
Não quero que pareça um post de extrema direita autoritária, peço a todos que tiveram esta impressão que leia até o final.
E existem as verdades prontas da bebida, como "não existe uma boa história que começa sem álcool", essas coisas.
É realmente divertido ficar momentaneamente fora de seu juízo normal. É bom.
Porém, digo a todos que não existe droga "pior" que o álcool. Nunca vi ninguém procurar briga, querer matar os outros, e todas as merdas que acontecem com as pessoas bêbadas, depois de fumar um baseado. 
A sociedade brasileira é geralmente muito hipócrita. É assim com as questões do aborto, da corrupção, da violência e dos abusos dos policiais. E assim também o é com a questão das drogas. Existe o imaginário social de que proibir algo basta. E aquele que escolhe fazer o proibido, se algo de ruim acontecer, que arranje ajuda por si próprio. E não se resolvem os problemas.
Enfim, o álcool como droga traz muito mais problemas do que as drogas ilícitas. Não incluo aí a questão do tráfico, que só existe porque é proibido. Digo pelos efeitos sociais, psicológicos e orgânicos do álcool.
E assim, cada vez mais, se discrimina usuários de drogas ilícitas e se celebra o álcool como ferramenta de distração, sociabilização, etc.
Como disse uma vez meu amigo e companheiro de blog Fernando Arantes, "se propaganda é direcionada, propaganda de cerveja é pra asno".
E digo que, aquele que tem pavor de drogas e enche sua cara toda semana, é o mais asno de todos.

2 comentários: