sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fundamentalismo Ateísta

Há muito queria escrever sobre isso. Confesso que uma das coisas que me impedia era o medo de ser mal interpretado por alguns amigos meus que gostam de falar sobre religião, principalmente no facebook. Não é minha intenção aqui ofender nem criticar ninguém. Apenas falo sobre algo que tem me assustado bastante.
Trata-se da radicalização de um discurso ateísta. Com o pretexto de se defender a liberdade religiosa, ou a liberdade de expressão religiosa, algumas pessoas estão cometendo o mesmo erro que criticam, ou então desfilando uma série de preconceitos ou fáceis generalizações, ou ainda demonstrando uma total soberba ou sentimento de superioridade, como se estivessem acima de todos os mortais que acreditam em algo transcendental.
De fato, alguns tem colocado todos os evangélicos como idiotas que pagam pela salvação, todos os católicos como maníacos sexuais hipócritas ou ainda todos os crentes em qualquer coisa como uma massa acéfala. Não preciso dizer o quanto essa postura é idiota, e o quanto esse fundamentalismo ateísta tem sido prejudicial até mesmo para as causas defendidas pelos ateus.
O que mais me irrita, porém, é quando alguém posta um trecho da bíblia e coloca a sua interpretação sobre o mesmo texto, e diz que a bíblia é um livro que incentiva comportamentos reprováveis, como o sexismo e a guerra, por exemplo. Criticam aqueles que levam os livros sagrados ao pé da letra e, quando convém, tratam os textos de forma fundamental. Isso é bizarro.
Não acredito, também, que os ateus são mais felizes, mais bondosos, fazem mais sexo, entre outras coisas que já vi... de fato, tudo isso é questão pessoal, de caráter, e não de religião. Conheço católicos que assumem sua sexualidade, evangélicos muito inteligentes, padres e pastores brilhantes, assim como amo meus amigos ateus.
Não conheço muito da bíblia, mas o pouco que eu sei das lições de Jesus no novo testamento, me mostram que suas idéias são revolucionárias, e se todos colocassem em prática o amor pelo próximo seríamos realmente felizes. Infelizmente as mesmas palavras de amor e conforto servem para a manipulação de pessoas que, talvez em uma situação de carência total, se agarra ao primeiro discurso que toca-lhes o coração. Isso não acontece apenas na religião, já vimos exemplos na política, com Collor, por exemplo.
Enfim, peço aos meus amigos que procurem refletir sobre estas questões, que leiam a bíblia e tirem coisas boas dessa obra, que é o livro mais importante de todos os tempos. Nem tudo é ruim. Existem igrejas evangélicas que fazem grandes e honestos trabalhos em áreas importantes onde o estado não atua, como a recuperação de dependentes químicos, por exemplo. E, até o padre Marcelo, às vezes fala coisas boas.
Portanto, é necessário que se tire a bitola do ateísmo do rosto, e passe a, pelo menos, conhecer mais as coisas, antes de sair espalhando por aí seus preconceitos.

3 comentários:

  1. Não foi à toa que me casei com você. Pelo seu caráter e sua doçura a cada dia me apaixono mais... Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, concordo plenamente com você. Antes eu era um ignorante que não conhecia de fato a bíblia, e confundia a alienação religiosa com os escritos bíblicos. Ficou muito bom.

    ResponderExcluir